Tetzave- Porção bíblica_ Perashá



Santo Para D-us.

Éxodo 27:20-30:10






D-us disse a Moshe que receba dos Fillhos de Israel azeite de oliva puro para a “chama eterna” da Menorá que Aarão deverá acender todos os días, “desde a tarde até a manhã”.
São descritas as roupas sacerdotais que deverão ser vestidas pelos Cohaním (sacerdotes) ao mesmo tempo realizam seu serviço no Santuario. Todos os Cohaním vestíam: 1) ketonet – una túnica larga de linho; 2) mijnasaim –; 3) mitznefet o migbaat – um turbante de lino; 4) avnet – un cinturão largo .
Tam´bem, o Cohen Gadol (Sumo sacerdote) vestía: 5) efod – una especie de delantal feito de lã tingida de cores azul, púrpura y vermelho, linho e fio de oro; 6) joshen – una placa que  era coloca sobre o petio, onde havía encrustadas doze pedras preciosas gravadas com os nomes das doze tribos de Israel; 7) meil – una túnica de lã azul con  y granadas de oro en sua borda inferior; 8) tzitz – una placa de ouro que se colocava na frente, com a inscrição “Santo para D-us”.

Esta secção tambem incluia as instruções detalhadas de D-us para os sete días de iniciação de Aarão e seus quatro filhos – Nadav, Avihú, Elazar e Itamar –  no sacerdocio, y para la confección do Altar de Ouro onde o ketoret (incenso) era queimado.
Santo para ti­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­________________O povo de Israel foi escolhido para ser separado, a escolha traz uma obrigação de separação,
Separação: Pode ser anaslisada de vários aspectos, o que é separação é a grande pergunta, quem vem do cristianismo liga imediatamente a certo não podes- Isto anuviou os bnei anussim em relação ao que é separação para D-us.
O homem separada para D-s- implica na sua vida restrita, sua vida social.
Obediencia a Torá- guarda do shabat. Circuncisão, ter um filtro – evitar a pornografia, a bebedeira, a maledicência_ ser maldoso,ser respeitoso, ser leal, viver agradecido,...
Vida Social:
Evitar os escarnecedores, pessoas que não amam a D-us, observar os ambientes que frequenta, sempre lembrando onde quer que esteja seja uma luz, fazer ao próximo o que deseja a si próprio, não prometer o tempo todo o mundo quer nos comprometer...PARA DEPOIS NOS COBRAR O QUE NÃO PODEMOS PAGAR.
Honrar os compromissos e estes devem ser os absolutamente necessários, eleger o que é necessário....porque na sociedade o necessário as vezes torna-se relativo
Conclusão: Devemos viver em Kidush HaShem, este é o propósito do chamado do Povo Judeu.

0 comentários:

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Laundry Detergent Coupons